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Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

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quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

H.E.R.O. - Review:

H.E.R.O. IS ALWAYS MY GAME HERO:

H.E.R.O. "Helicopter Equipped Rescue Operation" (ou: "Human Extraction and Rescue Operation") foi um jogo de plataforma lançado pela Activision em 1984 para o Atari VCS 2600. A época não poderia ter sido pior para o lançamento de um jogo, tanto que não atingiu altos índices de popularidade como os demais clássicos da empresa, a indústria dos videogames naquela época enfrentava sérios problemas e ameaçava acabar com o mercado de jogos eletrônicos, H.E.R.O. então foi um dos títulos que deram um pouco de fôlego e resgatou um pouco a auto estima e imagem dos jogos. Tanto, que algumas semanas após seu lançamento e até os dias de hoje, é considerado um dos melhores jogos do sistema Atari, e com um dos melhores gráficos, programação e jogabilidade.

H.E.R.O foi criado pelo programador: John Van Ryzin, na época um dos mais jovens programadores de jogos da Activision, John já havia produzido outro jogo para a empresa chamado: Cosmic Commuter,que juntamente com H.E.R.O foi lançado para o console da Atari, estes foram os únicos dois jogos criados por John.Muitos programadores tiveram uma carreira relativamente curta,a programação de jogos embora uma mercado promissor no começo, e como dissemos mais acima, algum tempo depois começou á apresentar sinais de desgaste e crise financeira. Muitos programadores da primeira era dos jogos, resolveram então seguir por outros caminhos e apostar em novos rumos dentro de sua profissão desistindo da programação de jogos, possivelmente foi o que aconteceu com o criador de H.E.R.O. .

Catálogo da Activision (primavera/inverno de 1984 nos EUA pag 2-Cliquem na imagem para melhor visualização) -Apesar da crise assolando os videogames, a Activision não se entregou e continuou fazendo o marketing dos seus jogos. Aqui temos um exemplo de H.E.R.O. e mais alguns outros jogos.



Uma das formas da Activision incentivar a compra de seus cartuchos era incentivar os jogadores á quebrarem os recordes de seus programadores. Na época, se o jogador conseguisse superar o score de 75.000 pontos, mandando uma foto para o Activision Club, ele receberia na comodidade de seu lar: Um emblema da "Ordem de H.E.R.O". Acima podemos conferir um destes emblemas.

E no Brasil os cartuchos já começavam a ser comercializados pela Polyvox ou ainda por outras empresas que fabricavam os próprios cartuchos como para o console nacional Supercharger e comercializado pela Canal 3, conforme podemos conferir no destaque deste prospecto - Contribuição do Prof. Hélio Ferraz , nossa autoridade brasileira sobre Atari.

Quando os jogadores do Atari finalmente perceberam o potencial de H.E.R.O outros PCs e consoles também resolveram investir no jogo. H.E.R.O. ganhou versões para:Apple II, Atari 5200, Atari 8-bit family, ColecoVision, Commodore 64, MSX, SEGA SG-1000 e ZX Spectrum.As bases gráficas, mecanismos, objetivos e jogabilidade são praticamente os mesmos nas demais versões,claro que com ênfase ao que cada plataforma poderia oferecer além da versão original do Atari. A versão do Atari 5200 oferece uma jogabilidade um pouco diferente, mas falhou por causa do joystick ( a configuração dos controles para este jogo realmente deixou e muito á desejar). A versão SG-1000 pode se dizer que é diferente de todas as outras só pelo fato de ter sido reprogramada pela SEGA.Porém, o mapeamento das fases permaneceu o mesmo, o personagem usa um Jetpack ao invés do tradicional helicóptero.

A Trama (História) por detrás de H.E.R.O.:


A história do Manual da Activision me pareceu um tanto quanto obtusa e um pouco sem sentido. Portanto vou dar uma melhorada no enredo dentro do contexto original.
Este é Roderick Hero (nosso herói), parece mais com aqueles milionários americanos com seu visual texano e característico daqueles filmes de comédia dos anos 80. Mas vamos deixar bem claro, que a ação do jogo não se passa nos EUA, mas sim na Austrália, pois toda a história do jogo começa quando mineiros ficam presos em um lugar chamado: Mount Leone (consultem o Link para mais detalhes).

Vários mineiros estão presos, as chances são mínimas e tempo e as condições do lugar não estão á seu favor, as equipes de resgate estão desanimadas e não conseguem chegar as vítimas... Somente uma pessoa é capaz de vencer todos estes desafios: R. HERO...

R. HERO já estava trabalhando em seu traje e helicóptero portátil para salvamentos e missões perigosas, e é uma excelente oportunidade para um teste. R. HERO então aceita a missão, resgatar as vítimas em 20 nivéis nas profundezas de Mount Leone. Munido de seu helicóptero, laser óptico e algumas bananas de dinamite R. Hero segue até o local da tragédia.

"Afastem-se todos! Eu vou entrar e resgatar os Mineiros Presos dentro de Mount Leone..." Diz R. Hero fazendo pose de Super Herói, antes que o chefe da equipe de resgate pudesse dizer que a montanha estava infestada de perigosas criaturas e registrando atividade vulcânica, nosso Herói já havia entrado montanha adentro... Conseguirá R. Hero resgatar todos os mineiros com vida? e pior... será que ele conseguirá sair com vida de Mount Leone? ... O destino dos mineiros e de R. HERO esta em suas mãos.

Analisando: H.E.R.O. :









Manual do Jogo H.E.R.O. da Activision - fonte:ATARI AGE

Jogabilidade: A Jogabilidade de H.E.R.O. é simples , mas nos pequenos detalhes exibe sua complexidade e grandisidade na programação. As ações de voar e detonar os explosivos estão centradas no Stick do controle do Atari ( concentrando para cima o personagem voa e colocando para baixo detona o explosivo) o personagem também tem como forma de ataque um tiro laser ( R. Hero usa uma espécie de capacete e lança uma rajada óptica laser de média distância) apertando o botão do controle do Atari realiza este comando para um tiro curto, segurando o botão o personagem realiza uma ataque contínuo.

Os tiros só tem ação no lado esquerdo e direito superiores, ou seja o personagem não pode abaixar e realizar tiros nas diagonais inferiores. O Personagem também pode efetuar disparos enquanto estiver sobrevoando algumas áreas. Mas deve ter todo um cuidado para não deixar o personagem cair, já que comprovadamente, a ação de tiro durante o vôo, anula a ação de vôo em si.

Cada alvo atingido corresponde á uma pontuação, o único inimigo que não pode ser derrotado é o tentáculo. A Explosão das paredes e o salvamento dos reféns conta como pontuação no jogo. Claro que neste ultimo caso, contará também com o medidor de POWER. Quanto mais rápido atravessar uma fase, mais pontos o personagem conseguirá no final da fase.

NOSSA AVALIAÇÃO:



Na Tabela acima podemos conferir os equipamentos (habilidades) de R. HERO ao longo do jogo e explicando as definições de jogabilidade do game.

Porém existem falhas significativas nos comandos de vôo do personagem, ao contrário do comando de detonação do explosivo que é praticamente instantâneo o comando de vôo não responde tão rápido, você não controla o pouso do personagem (somente o direciona para a esquerda ou direita) e baseado no que dissemos sobre a resposta imediata do comando de vôo, de deixar cair pode ser uma experiência desastrosa. A movimentação do personagem da esquerda e direita também não é precisa, parece que sempre esta se dando um passo á mais. Mas tirando estes pequenos defeitos, talvez seja nestes "desafios extras" que tornam H.E.R.O. um jogo tão especial.

Os contadores no canto inferior da tela de jogo, representam dados e estatísticas do jogo que influenciam diretamente na jogabilidade.

Na tabela acima e ao centro, podemos conferir os ícones dos personagens existentes no jogo. Utilize também esta tabela na parte de "Mapas do Jogo" (Confiram mais adiante nesta matéria).

Por falar em desafio, não podemos nos esquecer de dois elementos importantes que geram o desafio ao jogo a Barra de Power e as Bananas de Dinamite. Eu li em alguns reviews que a Barra de Power é um medidor de oxigênio do personagem, isso é totalmente ilógico já que assim sendo os mineiros presos na mina já estariam mortos antes que R. Hero pudesse chegar. A Barra de Power na minha opinião é a energia do equipamento do personagem, é um medidor de tempo disfarçado (veja que o sistema seria usado mais tarde em Megamania da Activision). As Bananas de Dinamite contrabalanceiam o tiro do personagem, e o uso deve ser recional, principalmente em fases mais adiantadas do jogo, qualquer erro no uso das bananas de dinamite, podem signficar a vida e a morte do personagem.

Gráficos: Estamos falando da versão para o Atari VCS 2600 portanto não podemos esperar gráficos excepcionais. Mesmo em outras versões baseados no original, as melhorias gráficas foram pouco signficantes. H.E.R.O. se destaca por apresentar uma jogabilidade de exploração de labirintos em uma perspectiva side scrolling ( os demais jogos de sua época utilizavam um tema de fundo semelhante porém utilizando uma perspectiva up scrolling ) a grande sacada dos gráficos de H.E.R.O. é nunca saber o que encontrar na parte inferior da tela e em um ambiente escuro. Essas duas perspectivas de ambiente clao e escuro além da dificuldade, ambientam o jogo na proposta de exploração de cavernas e minas escuras. Todos os elementos do jogos foram bem escolhidos culminando em uma apelo gráfico simplista, mas cheio de pequenos detalhes que em um todo e no resultado final, acabaram gerando um dos melhores games para o console da Atari, as demais sequências apenas apararam as pequenas arestas e falhas da versão original.

Os gráficos do labirinto podem até ser repetitivos. Mas o designer dos personagem principal e demais coadjuvantes, foram o conjunto que fez de H.E.R.O. um dos mais memóraveis games já lançados para o Atari.

A tabela acima é uma representação gráfica e complemento de nossa explicação sobre os gráficos do jogo, acima podemos conferir os obstáculos impostos pela programação.

Som: O jogo não possui uma trilha sonora (versão 2600) e esta restrita a efeitos sonoros básicos ( detonação e explosão,tiro, resgate, contagem de pontos e quando o personagem perde uma vida). Os jogos do Atari não precisavam de efeitos e músicas sofisticadas. Em H.E.R.O. a ausência de som, induz o jogador á concentração e a focar-se na jogabilidade. Um trilha sonora para este jogo, talvez, induziria á um clima de tensão. Verificando que os efeitos sonoros estão em perfeito acordo com o jogo, virtualmente até nós esquecemos ou reclamamos da ausência de som no jogo.

Detonado de H.E.R.O. ?

Todos nós sabemos que os jogos do Atari não tinham fim, ou seja, ou a dificuldade do jogo impedia o jogador de prosseguir, o escore máximo era atingido e o jogo não seguia adiante e por fim existiam jogos que ao atingir uma determinada fase, a programação voltava a tela de origem. No caso de H.E.R.O. para o Atari VCS 2600, ao atingir a nível 20, o jogo retornava a primeira fase do jogo repetindo infinitamente ( ou até o jogador perder todas as suas vidas) o mesmo programa.

Acima e ao centro podemos conferir uma imagem extraída de um vídeo feito por Adam Lewis chamado: Perfect Play Level 20. A mensagem em destaque (LEVEL: PRO) aparece quando o jogador termina o Level 20, e o jogo "vira" (retorna) para o Level 1, isso se repete infinitamente desde que o jogador termine todas as 20 fases do jogo.

Observando estes detalhes, um jogador americano chamado Adam Lewis, mapeou todas as fases de H.E.R.O. em 2002. Abaixo exibiremos todos os mapas das 20 fases de H.E.R.O..
Quem disse que jogos do Atari não poderiam ter detonados? (Cliquem nas imagens para ampliar) :


LEVEL: 1 e 2 de H.E.R.O. :

LEVELS: 3,4 e 5 de H.E.R.O.

LEVELS: 6,7 E 8 DE H.E.R.O.

LEVELS: 9, 10 e 11 de H.E.R.O.

LEVELS:12,13 e 14 de H.E.R.O.

LEVELS 15,16 e 17 de H.E.R.O.

LEVELS: 18,19 e 20 de H.E.R.O.


AS VERSÕES DE H.E.R.O. :

Além da versão Original do AtariVSC 2600, H.E.R.O. ganhou diversas versões para outras plataformas. Abaixo mostraremos várias galerias de imagens com algumas destas versões. Inicilamente estaremos mostrando as diferentes mídias e seus países de origem, em destaque as versões brasileiras, contribuição do Prof. Hélio Ferraz, que fez um levantamento dos vários cartuchos do Atari manufaturados no Brasil em seu trabalho no site ATARI AGE.

Galeria de Imagens de H.E.R.O. - Versões - Mídias:

Acima e ao centro (Cliquem na Imagem para melhor visualização). A primeira parte da Galeria de Mídias do jogo H.E.R.O. e também a primeira parte mostrando os cartuchos manufaturados no Brasil em suas mais diferentes versões.


Acima e ao centro (Cliquem na Imagem para melhor visualização). A segunda parte da Galeria de Mídias do jogo H.E.R.O. e também a segunda e última parte mostrando os cartuchos manufaturados no Brasil em suas mais diferentes versões.
Acima e ao centro (Cliquem na Imagem para melhor visualização). A terceira parte da Galeria de Mídias do jogo H.E.R.O. em suas versões para o MSX e ZX SPECTRUM ambas em formato de fitas K-7.

Galeria de Imagens de H.E.R.O. - Versões - Imagens dos Jogos In Game:

Abaixo podemos conferir as diferentes versões de H.E.R.O. em suas diferentes versões.
Fonte: Moby Games :

Versões: Amstrad CPC, Apple II e Atari 2600.

Versões: Comoddore64, MSX e ZX Spectrum.

Versões: Atari 5200,Atari 8 bits e Colecovision.

H.E.R.O. :
Por: Game Master:

A primeira vez que ouvi falar de H.E.R.O. foi no ano de 1986, quando um colega de escola me perguntou se eu já tinha pêgo o jogo do "Homem Helicópeto", um outro colega me disse: "Não é "Homem Helicóptero" o nome do jogo é ERO" ( a gente não era tão familiarizado com o inglês então a gente ou associava o que o personagem tinha ou fazia e ainda abrasileirava o nome do jogo). Mas depois de muita conversa, eu o joguei, e foi "vicío" á primeira vista.

H.E.R.O. era o jogo que todo gamer daquela época queria ter na sua coleção,um dos mais difíceis de se encontrar em uma loja e atualmente é um dos jogos mais caros do Atari á venda em sites na Internet. No Brasil o jogo é aclamado como um clássico absoluto da plataforma, mas interessante que não vejo o mesmo entusiasmo dos americanos, comparado á nós brasileiros em relação á este título.

Embora o Label da versão americana tenha sido a versão "especial", eu ainda acho o nosso Label da Polyvox ( série prata) um dos mais bonitos já feitos para o jogo. Sei que estou sendo muito pessoal em meus comentários, mas H.E.R.O. é um jogo especial e uma jóia rara da programação. Muitos jogadores desta nova geração consideram os jogos de Atari, ultrapassados e obsoletos, mas sempre quando experimentam este jogo,mesmo não querendo dar o braço á torcer, se impressionam do quanto os jogos antigos eram divertidos e do que o Atari era capaz de fazer.

Uma pena que H.E.R.O. não passou por novas versões e ainda vive restrito aos jogos vintage.Será que um dia veremos H.E.R.O. como relançamento de algum console? Enquanto não temos uma resposta á esta incógnita, H.E.R.O resiste heróicamente em emuladores e nas lembranças dos jogadores veteranos e saudosistas da época de ouro dos videogames.

3 comentários:

AÇOGUERO disse...

Vários games passaram pelo Blog:GAME MASTER - MASTER GAMES® mas o jogo H.E.R.O. era um dos que estavam faltando passar pelo olho clínico e análise do Game Master. Parabéns pelo Review Reinaldo, ficou show!

yanos disse...

um excelente trabalho,review super interessante e completo.valew game master......
!!!!!!!!!!!!games forever!!!!!!!!!!

BrancoRP2000 disse...

Fantástico review! Muito bom mesmo! Parabéns!