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Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

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terça-feira, 25 de agosto de 2009

Asterix - SMS - REVIEW

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR... MAS NOS DEVOLVAM PANORAMIX...

Fato: Que o Império Romano esteve próximo de quase conquistar todo o mundo antigo, isso todo mundo já sabe.Como todo mundo sabe também que Asterix para Master System, conquistou uma legião de fãs pelo mundo todo em uma época que a geração 8 bits Sega começava a dar lugar á uma nova geração de consoles. O jogo também prova que o mercado Europeu de games não é tão inexpressivo quanto muita gente diz por ai e que seus personagens podem e rendem games de qualidade como foi com Asterix.

Para termos uma noção da grandiosidade de Asterix, faz quase cinquenta anos que o personagem, juntamente com Obelix e seu cão Ideafix divertem e ensinam crianças de pelo menos 83 países (as obras foram traduzidas para pelo menos 83 idiomas e 29 dialetos) Até aos dias de hoje foram lançados 33 álbuns com o personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Asterix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático sendo que na Europa este parque temático é tão popular quando a Euro Disney.

Criado pelos cartunistas Albert Uderzo e René Goscinny em 32 de Outubro de 1959 em seu primeiro número na revista francesa Pilote dois anos mais tarde foi lançado o primeiro álbum chamado: Asterix - O Gaulês , mesmo após o falecimento de Goscinny, Uderzo deu continuidade ao trabalho, apesar de que este já afirmou que não quer que ninguém faça o mesmo quando ele quando ele falecer.

Voltando ao Master System, o desenvolvimento do jogo começou em 1990, mas foi em 1991 que o jogo ganhou as prateleiras e chegando pouco tempo depois no Brasil, lançado pela Tec Toy. O Jogo é tão fiél aos livros e quadrinhos que a introdução do jogo narra a história como no começo exatamente como eles, conforme podemos observar na imagem abaixo:

Tradução Literal:"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor." Este bordão não esta ai por acaso, como em uma espécie de tradição, todas as obras baseadas nas aventuras de Asterix- O Gaulês começam da mesma forma. Uma curiosidade que pode ter escapado aos mais apressados que gostam de pular a introdução...


Esta pequena vila de irredutíveis gauleses é exatamente o povoado em que Asterix e Obelix viviam suas vidas felizes e despreocupadas, pelo menos até a chegada dos Romanos. César não estava compreendendo como uma pequena vila podia deter o progresso da Pax Romana, foi então que ele descobriu que a força daquela vila de gauleses vinha de uma poção misteriosa feita pelo velho druida Panoramix.

César então se reuniu com o senado e tiveram a brilhante ideia de sequestrar o velho druida, assim os gauleses em breve ficariam sem seu estoque de poção e Roma dominaria toda Gália, e foi assim que em um momento de distração, Panoramix foi sequestrado pelos legionários romanos.
Com Panoramix em suas mãos era questão de tempo para César dominar toda a Gália. Enquanto isso na aldeia Gaulesa,o chefe Abraracurcix (lit. Braço Partido) reuniu os aldeões e os colocou a par da situação, que breve eles ficariam sem a poção milagrosa de Panoramix e que seriam derrotados pelos romanos... Asterix juntamente com seu melhor amigo Obelix então se oferecem para resgatar Panoramix.

Visto que somente Asterix precisaria usar a poção, já que Obelix havia caído em um caldeirão da poção quando bebê e sua força era permanente, aceitou o plano dos dois de resgatar o velho druida. Levando as últimas garaffas da poção, Asterix, Obelix e o seu mascote inseparavél Ideafix, partem então por toda Europa até o confronto final com César em Roma.

Mas é preciso correr, cada minuto que passa Roma esta mais perto de dominar toda a Gália e o pobre Panoramix, bem próximo de ser jogado aos leões no Coliseu, você não vai deixar que isso aconteça, não é?Diretamente da Europa, exatamente 50 anos antes de Cristo com diversão do passado sempre presente, com vocês: Asterix.

ASTERIX OU OBELIX? EIS A QUESTÃO...


Asterix é um jogo de plataforma side scrooling( tanto na horizontal quanto na vertical dependendo da perspectiva da fase) em que o jogador tem a opção de dois personagens controláveis á partir de sua segunda fase : Asterix ou Obelix( salvo a fase bônus em que o jogador controla o cão Ideafix). As fases foram projetadas para ambos, á gosto do jogador, porém existem cenários em que a agilidade de Asterix é fundamental enquanto outras a força descomunal de Obelix é vital. A engenhosidade desta jogabilidade diferenciada, instiga o jogador á experimentar cada fase com os dois personagens, ou seja, independente do personagem que escolha a fase nunca será a mesma, sempre haverá algum detalhe diferente ou mudança de cenário.

Analisando o quesito: Jogabilidade. Asterix oferece uma diversidade proporcional de movimentos para cada personagem, seguindo rigorosamente as características de Asterix e Obelix nos quadrinhos e desenhos animados. Os programadores não pouparam esforços nos movimentos dos personagens em adição com as animações de cada inimigo do jogo e itens usados nas fases.


Confira abaixo o esquema de jogabilidade com cada personagem:

ASTERIX:

Acima e ao centro podemos conferir todos os principais movimentos do personagem do jogo. Asterix se destaca por sua agilidade e força moderada.

Acima podemos conferir uma dramatização do uso da poção explosiva para formar uma plataforma sobre a água( o mesmo esquema vale para o uso de todas as demais poções no jogo).A jogabilidade em conjunto com os itens foi uma das grandes sacadas no jogo Asterix.

Acima podemos conferir o uso da segunda poção, para formar plataformas sobre a lava e outras superfícies.

OBELIX:


Acima e ao centro podemos conferir os oito movimentos principais de Obelix. Asterix destaca-se por sua imensa força e facilidade de transpor alguns dos obstáculos sem a necessidade da poção explosiva (vide exemplo de Asterix) porém perde um pouco na agilidade.

Asterix possui um movimento em que o personagem desliza pelo chão afim de se esgueirar por espaços pequenos e apertados. Obelix possui um movimento semelhante, mas devido as proporções avantajadas de nosso herói não seria possível realizar o mesmo( o movimento em comparação ao de Asterix ficou mais limitado e restrito á apenas algumas partes como na imagem acima). Este movimento exige um pouco de precisão no controle, mas é fundamental para atravessar áreas como esta.

Assim como Asterix, Obelix, pode fazer o uso de poções para criar plataformas . Acima podemos conferir uma dramatização passo á passo de como o personagem faz uso desta habilidade através dos seus próprios movimentos.

Substituindo a poção explosiva,Obelix pode arremessar pedras enormes, exatamente como nos quadrinhos e desenhos animados.

Mesmo que cada jogador faça a escolha dos personagens seguindo seus critérios pessoais, vale á pena lembrar que para ter uma experiência autêntica no jogo é preciso experimentar cada fase com personagens diferentes. Nasce dai também um diferencial muito importante nos jogos, que muitos analistas chamam de fator: Replay ( que nada mais é que a quantidades de vezes que o jogador irá procurar o jogo após finaliza-lo) onde sem sombra de dúvidas, Asterix faz com que o jogador queira jogar uma ou mais vezes mesmo após ter sido concluído.

Saindo dos personagens e voltando aos cenários do jogo, cada fase resgata o ambiente das história da dupla de gauleses, os cenários greco- romanos, passando pelo Egito Antigo e até uma citação aos Vikings reproduz com certa fidelidade a linha de tempo do jogo onde mesmo as adaptações pertinentes á jogabilidade do gênero plataforma não tiram a beleza do excelente trabalho dos programadores neste jogo.

Na fase do gelo, tome cuidado com as grandes bolas de neve. Caso uma situação constrangedora desta aconteça os comandos do direcional ficarão invertidos por um curto espaço de tempo. As esferas pretas e menores também causam dano ao personagem.

Na fase da floresta, tome cuidado para não afundar em certos pontos.A imagem mostra o local certo para prosseguir na fase.

Fase que reproduz á Grécia (Ilhas Gregas).O Objetivo desta fase é recolher uma chave que está no telhado deste templo, mas para isso é preciso percorrer toda a parte subterrânea da fase.

Dentro de uma das pirâmides no Egito, tome cuidado com estas Esfinges.

Quando subir á bordo deste barco viking com Obelix siga para a esquerda e encontrará esta vida extra.


Ben Hur? Não ... Asterix em uma corrida de Bigas no Circus Maximus (Coliseu) em Roma.Desafio final do jogo, o objetivo é desviar das lanças e lançeiros romanos enquanto César assiste tudo de camarote. Tenha paciência e sincronia nos comandos, pois só assim salvará Panoramix.

As pequenas animações dos personagens e inimigos do jogo (mesmo diante de situações inusitadas e surreais) são divertidas e outro show á parte do jogo para o Master System. Os programadores priorizaram muito a riqueza de detalhes .Cores bem acentuadas e não gritantes,mas, principalmente bem definidas são um dos atrativos do jogo. Embora o quesito gráfico em seu contexto geral tenha sido muito bem trabalhado, o jogo não esta livre de pequenos bugs, mas nada que comprometa a sua qualidade.

(imagem do exemplo de Bug do Jogo) - Descrição: Para nossos leitores que adoram encontrar bugs e coisas estranhas nos jogos, não esquecemos de vocês, aqui mostramos apenas um dos vários bugs que existem em Asterix.

Se por um lado os jogadores podem encontrar alguns Bugs na programação, por outro existem diversas passagens secretas no jogo.

A exploração das passagens secretas no jogo também é outro dos méritos de Asterix.Algumas são simples de encontrar, enquanto outras requerem muita atenção do jogador. Muitas vezes explorando ou atravessando as fases, pode-se encontrar surpresas inusitadas:

Alguém consegue explicar como Asterix preparou tão rápido este javali? Ou...

... Qual a Relatividade...Digo, Relação tem um chefe de fase tão parecido com Einstein? São situações engraçadas e parecidas com desenhos animados presentes no jogo Asterix.

A trilha sonora de jogo, apesar de se repetir em algumas outras fases, não decepciona. Músicas suaves em contraste com temas animados não irritam ou tornam o jogo tedioso. Um dos destaques fica por conta do tema da fase bônus do jogo, que conta com a participação de Ideafix, o mascote de Obelix.

IDEAFIX:

Cada nivel de dificuldade altera o desafio da fase bônus. Como podem perceber me dei mal, caindo na dificuldade máxima.

As traduções dos nomes de alguns personagens de Asterix mudam conforme o idioma escolhido. O nome do cão de Obelix no Brasil é Ideafix, Nesta versão é chamado de Idefix. Mas no original em francês é ideé Fix (Idéia fixa). Cada nome dos personagens remete sempre alguma característica ou mania dos mesmos.

O Objetivo do bônus game de Ideafix, é saltar sobre as bolhas afim de estourar cada um delas e acumular pontos que podem render uma vida extra ao jogador. Cada cor representa um nivel de dificuldade e um número de vezes que tem que saltar sobre ela. A cor vermelha é a mais fácil tendo que saltar apenas uma vez, amarela duas vezes, verde três vezes e azul quatro vezes.

O número de bolhas que Ideafix deve estourar na fase bônus varia conforme a dificuldade, mas se o jogador estourar todas elas recebe uma pontuação bônus de 3.000 pontos. Isso somados aos pontos das bolhas podem lhe render uma vida extra.


Falando em dificuldade, vamos analisar este quesito no jogo. Asterix em um contexto geral não é um jogo dificil, a dificuldade do jogo vai aumentando gradativamente com o passar das fases oferecendo um desafio moderado. Porém em algumas fases, certas situações tornam-se frustrantes devido a pequeninas falhas, não na jogabilidade e comandos, mas no próprio controle do Master System. Um pequeno toque á mais em uma das direções, pode resultar em uma ação indesejada ( principalmente com Obelix) outras situações a demora na explosão de algumas poções pode resultar uma morte certa ( no caso de Asterix). Abaixo vamos colocar apenas 4 situações complicadas em Asterix.

1-Nesta situação ou em qualquer outra em que Obelix tenha que se movimentar um pouco mais rápido, pendurado ou em plataformas. qualquer movimento atrasado,fora de sincronia e precisão, resulta em uma morte certa.

2- Nesta situação: Tanto com Obelix quanto Asterix, A falta de luminosidade e um toque á mais no direcional podem fazer com que perca energia desnecessária ou até mesmo uma vida. Principalmente se tratando de fases de nado em que inevitavelmente os movimentos perdem a precisão.

3- Quando a tela de fase se move da esquerda para direita. Tanto para Asterix quanto para Obelix as dificuldades são as mesmas já que qualquer movimento fora de sincronia ou atraso, acaba prensando o personagem contra a tela ou fazendo com que ele caia da plataforma.

4- Esta situação exige muita precisaõ no comando de salto e movimento. Um minimo vacilo resulta em morte certa.

Procuramos citar apenas as quatro principais, mas acreditamos que cada jogador estabeleça o seu próprio critério de dificuldade.

PALAVRA FINAL:

Mesmo antes de ser lançado para o Master System, o jogo ganhou um preview em revistas de época ( conforme podemos ver na imagem ao lado. O jogo era para se chamar Asterix in Egyt (Asterix no Egito) muita coisa acabou sendo mudada, e quando vimos o resultado final, tivemos a certeza que estas mudanças foram para melhor. Asterix é um jogo completo, uma aventura divertida e até então com uma beleza gráfica sem precedentes no Master System.

Asterix in Egypt foi o nome do jogo enquanto ainda esta em período de desenvolvimento. Nesta reportagem de época de uma revista especializada, podemos conferir como seria o jogo para o Master System.

O Curioso é que Asterix já havia dado as caras no Atari, mas pouca gente chegou a conferir a aventura da dupla de gauleses. Asterix para Master System também serviu para firmar a popularidade da dupla em território nacional.

Alguns analistas dizem que Asterix chegou tarde demais ao console, pois a geração 8 bits começava a se despedir , eu digo que ele chegou na hora certa, pois á tempos os jogadores desta plataforma estavam anisosos por um bom título. Como legado, houve uma outra aventura de Asterix para o Master System que seguiu também para o Mega Drive.

Confesso que fazer este review foi uma grande satisfação, me fez retornar aos bons dias que passava horas em cima deste jogo e como valeu á pena chegar ao seu final, que por falar nisso não poderia ficar de fora , não é verdade?

Obelix remodela o Coliseu Romano e junto com Asterix salvam o druída Panoramix das mãos impiedosas de César, com direito a banquete de comemoração. Muita gente se pergunta até hoje, quem é o cara amarrado e amordaçado. Trata-se de outro personagem, chamado:Chatotorix - o Bardo. Segundo os quadrinhos e desenhos animados, ele é companheiro de Asterix e Obelix em algumas de suas aventuras, mas por ter uma péssima voz á ponto de irritar os Deuses e fazer chover, virou uma espécie de tradição, dispensar este tratamento a esta figura.

Chatotorix: Este é o nome da figura que ficava Amordaçada e amarrada na animação final do jogo.

Asterix e Obelix protagonizam juntos uma série de piadas quanto a eventos históricos, mas isso também já é outra história.

1 comentário:

Gamer disse...

Owwwww!!! Esse jogo eu aluguei uma vez apenas na época em tinha um Master System. É uma pena não ter conseguido zerar o game, mesmo assim guardo boas lembranças dele.
Mudando um pouco de assunto... vai a minha dica do site no qual encontrei. Loja de video games. Valhe a pena conferir.
http://www.incrivelgames.com.br